Verão chegando: como saber qual ar condicionado comprar?

Ar-condicionado-split-hi-wall

Com o aumento das temperaturas no final do ano, aumenta também o uso e a procura de equipamentos de ar condicionado. Dentre tantos modelos e funções, escolher o aparelho ideal pode se tornar uma dor de cabeça maior do que esperado. Se você está procurando as melhores opções para manter o ambiente fresquinho nos dias mais quentes do ano, este artigo é para você!

 

Por que adquirir um equipamento de ar condicionado?
Antes de falarmos sobre os melhores tipos de ar condicionado, é comum que você pense “por que comprar um ar condicionado se vou usar só no verão?”. A realidade é que existem muitas vantagens em possuir um equipamento em qualquer estação do ano.

Vantagens do ar condicionado
Uma vantagem de se adquirir um ar condicionado, por exemplo, é o fato destes terem como uma de suas funções purificar o ar no ambiente. Isto ocorre pois os aparelhos possuem um filtro de ar que impede que impurezas sejam espalhadas no ambiente. Dependendo do equipamento, existem ainda funções como secar e umidificar o ar, podendo auxiliar muito no dia a dia. Não só isso, equipamentos de ar condicionado podem eliminar o mofo no ambiente, pois mantém o ar muito mais limpo e livre de fungos e bactérias.

Quais modelos de ar condicionado existem

Existem modelos de ar condicionado específicos para atender cada finalidade, seja para ambientes residenciais ou mesmo galpões industriais. Em residências, escritórios e comércios de pequeno porte, o modelo mais comum é o Hi-Wall. Um equipamento pequeno e prático, que pode vir muito bem a calhar desde os modelos mais básicos, de 9.000 BTU/h até os mais potentes de 36.000 BTU/h.

Em ambientes com maior circulação de pessoas, é recomendado que sejam utilizados equipamentos com maior capacidade de refrigeração, podendo ultrapassar a casa dos 50.000BTU/h , como os modelos Piso-teto, Cassete, entre outros.

Versões de ar condicionado
Estes equipamentos, normalmente, estão disponíveis na versão split convencional ou inverter, o que afeta diretamente o seu preço e funcionamento. Equipamentos inverter são mais inteligentes e econômicos, podendo atingir com mais velocidade e precisão a temperatura desejada, consumindo menos energia do que equipamentos convencionais, ainda por cima. 

Como escolher um ar condicionado?

Em resumo, os equipamentos mais indicados, por exemplo, para climatização de casas e pequenos escritórios seriam equipamentos inverter hi-wall, pois estes são econômicos e atendem as necessidades de ambientes menores. Ainda assim, tanto nos locais citados quanto em galpões e indústrias, é necessário que um profissional de refrigeração faça as devidas medições do ambiente antes de comprar o equipamento, para garantir assim que seja escolhido o equipamento que melhor atenderá a necessidade do local.