Instalação

Instalar equipamentos de ar condicionado não é uma tarefa simples. Para realizar uma instalação eficiente é necessário mais do que pendurá-lo na parede e ligá-lo na tomada, deve-se conhecer a fundo conceitos da termodinâmica.

O equipamento precisa ser posicionado de maneira que ocorra uma distribuição plena de ar no ambiente. A alimentação elétrica precisa estar dimensionada para o equipamento em questão e deve ser feita de maneira que respeite a norma de boas práticas de instalação elétrica. Os tubos frigorígenos precisam ser selecionados de forma que atendam o deslocamento volumétrico do compressor e garanta o retorno do óleo lubrificante no sistema. O sistema precisa ser evacuado de forma que garanta a ausência total de umidade para o circuito frigorígeno. Por último, no startup, é preciso verificar as pressões da linha de líquido, sucção, o superaquecimento e o subresfriamento para garantir que o equipamento trabalhe dentro das especificações de seu fabricante.
Caso essas leituras não estejam adequadas, é preciso que o técnico realize o ajuste da carga de fluido refrigerante para finalizar o trabalho.