SEGURANÇA NO TRABALHO DE REFRIGERAÇÃO

Vamos falar um pouco sobre a segurança no ambiente de trabalho?

No ramo da refrigeração é de extrema importância manter a segurança dos colaboradores que irão realizar o serviço quanto das pessoas ao redor. Além disso, a execução do trabalho de forma correta também é extremamente importante.

MAS QUAL É A FORMA CORRETA?

 

Existem vários pontos para que a execução de uma instalação ou manutenção sejam feitas de forma correta:

. No ramo da refrigeração os profissionais tem contato direto com produtos químicos como os fluídos refrigerantes, que se armazenados da forma errada podem vir a explodir, além da necessidade do cuidado para não contaminar a camada de ozônio.

. O nitrogênio também é muito utilizado pelos mecânicos refrigeristas. Na maioria das vezes para constatar se há vazamentos na máquina. Por isso um regulador de nitrogênio é importante para a segurança do profissional.

. Oxigênio e Acetileno são uma combinação de gases poderosas, porém perigosas, ambos misturados são usados para a solda com o maçarico. Se não for usado e controlado da forma correta pode trazer sérios riscos para quem manuseia e para pessoas próximas ao local.

Esses fluídos e gases devem ser usados com um instrumento regulador para garantir que a pressão limite não se exceda, além de manter o controle do volume usado e da quantidade presente no cilindro. Você pode conferir na foto abaixo:

 

ALÉM DOS CUIDADOS COM OS QUÍMICOS, QUAIS OUTRAS MEDIDAS SÃO NECESSÁRIAS?

 

Os técnicos refrigeristas precisam ter obrigatoriamente alguns treinamentos para a execução de qualquer serviço, e outros opcionais.

. NR 35 – TRABALHO EM ALTURA – Essa norma estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, sendo eles o planejamento, a organização e a execução.

. NR 10 – ELETRICIDADE – Essa norma estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade.

. NR18.14 – MOVIMENTAÇÃO E TRANSPORTE DE MATERIAIS E PESSOAS – As disposições deste item aplicam-se à instalação, montagem, desmontagem, operação, teste, manutenção e reparos em equipamentos de transporte vertical de materiais e de pessoas em canteiros de obras ou frentes de trabalho.

Esses treinamentos irão instruir os profissionais como se devem trabalhar em segurança sem colocar suas vidas em risco.

 

APR – ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCO

 

A análise preliminar de risco é um levantamento que visa antecipar possíveis ameaças ao negócio e à saúde do trabalho, determinando as medidas de prevenção necessárias.

Algumas empresas que contratam o serviço de refrigeração exigem a APR das empresas contratadas. A mesma pronta pode ser valiosa em todo tipo de negócio, já que seu objetivo é mapear as atividades, identificando riscos para as pessoas, o meio ambiente, o patrimônio e até para a imagem das empresas.

A partir da identificação dos pontos frágeis da operação, como possibilidades de acidentes e erros de execução, é desenvolvido um documento definindo quais medidas precisam ser tomadas na operação para controlar esses riscos.

Dessa forma, é fundamental que ela seja desenvolvida no campo de trabalho, garantindo a participação da equipe, a prevenção de acidentes no ambiente de trabalho e o sucesso do negócio.

 

ASO – ATESTADO DE SAÚDE OCUPACIONAL

 

Os exames ASO, ou seja, os exames realizados por um médico do trabalho que fornece um atestado de saúde ocupacional declarando se o paciente está apto ou não para exercer determinada função estão presentes em diferentes momentos dos funcionários de uma organização.

No ramo da refrigeração a atualização desses exames é renovada anualmente, para garantir que o funcionário continua apto e não teve danos durante o período que passou exercendo suas funções na empresa.

 

EPI E EPC

Um Equipamento de Proteção Individual (EPI) é todo dispositivo ou produto, de uso individual, utilizado pelo trabalhador, destinado a proteção de perigos no trabalho. À vista disso, que tal entender um pouco sobre sua importância?

Você pode encontrar uma lista abrangente de dispositivos, organizados a fim de proteger cada parte do corpo. Contudo, trazemos equipamentos específicos para um técnico em refrigeração e suas funções.

. Capacete de Segurança – Opte pelo capacete classe B, pois possui maior rigidez dielétrica e tensão elétrica aplicada em sua composição, sendo adequado ás atividades ligadas ao manuseio de rede elétrica.

. Óculos de Proteção – Eles são indicados contra impactos de partículas volantes multidirecionais, poeiras, pós, gases, respingos de líquidos corrosivos, altas temperaturas, luminosidade intensa, radiações violetas, infravermelhas, de raio-x e laser.

. Protetor Auricular Ele é utilizado onde o nível do ruído é maior que os limites de tolerância permitido. Ademais, também protege o usuário contra ventos fortes, frio e chuva.

. Luvas de Segurança – Este equipamento é destinado à proteção das mãos e membros superiores diante de riscos, no caso dos técnicos em refrigeração, recomendamos modelos de vaquetas, vaquetas petroleiras/cobertura e isolantes de borracha.

. Botina de Segurança – Certifique-se que não tenha nenhum material metálico. Para estar completamente seguro, é necessário um equipamento dielétrico, capaz de isolar a eletricidade.

. Cinto do tipo paraquedista com talabarte e sistema trava-quedas – Ocasionalmente, o trabalho pode ser realizado em grandes alturas. Por isso, conte com esses equipamentos para que você não corra o risco de quedas.