Que todo bom mecânico de refrigeração precisa de um kit de ferramentas padrão de qualidade nós já sabemos. Além de alicates, chaves allen, phillips, fenda, torx, existem algumas ferramentas obrigatórias na maleta de um refrigerista!
Você sabe quais são?
– Manifold digital/analógico: O manifold é utilizado para medir a pressão dos fluídos refrigerantes (como o R410A, R22, R134A) dos equipamentos de ar condicionado durante a sua manutenção. Eletambém é conhecido como manômetro.
– Vacuômetro: Essa ferramenta nada mais é do que um manômetro utilizado para medir pressões extremamente baixas próximas da ausência de ar ou gás (no nosso caso, do fluído refrigerante), ou seja, do vácuo.
– Bomba de Vácuo: Para conseguir o vácuo na sua linha de fluído, é utilizada uma bomba de vácuo para retirar ar, fluído e impurezas de dentro das tubulações. É muito importante esse processo para manter a tubulação limpa e evitar futuros entupimentos e danos no seu ar condicionado.
– Mangueiras de alta/baixa/vácuo: As mangueiras são utilizadas para conectar o seu manifold e/ou vacuômetro no ar condicionado, fornecendo as informações para o aparelho. Serve também para fazer o vácuo no sistema e inserir o fluido refrigerante na condensadora.
– Termômetro: Normalmente são utilizados aparelhos bem parecidos com os que usamos para medir a temperatura corporal, a diferença é que os termômetros utilizados na refrigeração podem alcançar temperaturas de -50ºC até 150ºC.
– Cortador de tubos: Os cortadores são utilizados simplesmente para cortar a tubulação de cobre quando precisa encurtar uma linha do seu ar condicionado, é importante utilizar a ferramenta correta para não danificar a tubulação e evitar futuros vazamentos.
– Curvador de Tubos: Esse é o meio ideal para fazer as curvas em diferentes ângulos e em diferentes tipos de tubulações. Dessa forma, o transporte dos fluídos entre um ponto e outro acontece de forma mais eficiente por todo o ar condicionado.
– Flangeador: De longe essa é uma ferramenta que não pode faltar na caixa de ferramentas de um refrigerista. Ele é utilizado para alargar as tubulações de cobre e alumínio, melhorando suas conexões e evitando que não sejam necessárias “gambiarras” e/ou adaptações.