Ar Condicionado Convencional X Inverter

Diferença do Ar Condicionado
Convencional x Inverter

O sistema inverter veio para trazer a inovação no funcionamento do compressor, que nunca desliga completamente, diferente do ar condicionado convencional.

Essa tecnologia foi desenvolvida com o intuito de diminuir o consumo de energia, e a inovação está em seu sistema: enquanto o compressor do aparelho convencional liga e desliga durante o funcionamento, o compressor de ar inverter nunca desliga completamente. Isso evita picos de energia e, por consequência, diminui a sua conta de luz. Os modelos com tecnologias mais modernas podem economizar em até 40%!

Além de ser muito mais econômico, o sistema inverter permite atingir rapidamente a temperatura desejada, e ainda possui uma durabilidade muito maior do que o seu antecessor, uma vez que tem um desgaste das peças.

 

Desempenho

Convencional: A temperatura no ambiente tende a ter maior oscilação durante a operação de climatização. Isso ocorre devido ao funcionamento intermitente do compressor liga/desliga, que ocasiona maior consumo energético.

 

Inverter: A temperatura no ambiente tende a ser mais constante, já que o compressor funciona em rotação variável e contínua. Isso resulta em maior conforto, menor nível de ruído e menor consumo energético, chegando a reduzir pela metade comparado aos aparelhos convencionais.

 

Velocidade

 

Convencional: Em média, este necessita de um tempo um pouco maior de operação para atingir a temperatura desejada, se comparado com a tecnologia inverter.

Inverter: Geralmente atinge a temperatura desejada com muito menos tempo de operação. Isso acontece devido ao fato do fluído refrigerante (gás) circular com muito mais pressão no aparelho, o que resulta em uma melhor troca de calor.

 

Compressor

 

O compressor convencional, além de trabalhar com a rotação fixa e intermitente, utiliza também o fluído refrigerante R22, que no modo aquecimento traz a possibilidade de congelamento do fluído quando exposto em temperaturas muito baixas. Isso faz com que a máquina inverta o ciclo de refrigeração para se descongelar e aqueça o ambiente.

Já compressor inverter trabalha com a tecnologia de rotação variável e contínua, utilizando somente o fluído R410a. Esse gás é conhecido e o mais recomendado para locais de baixas temperaturas, pois o mesmo diminui a chance de congelamento.